Sebrae em Feira de Santana forma três turmas do Empretec em 2017

Sessenta horas imersos em um treinamento com base comportamental, de autoconhecimento e desenvolvimento de características de um empreendedor de sucesso. Esta foi a experiência da 27ª turma do Empretec em Feira de Santana, capacitada até o último domingo, 26, em encontros no Hotel Acalanto. Pela primeira vez, o Sebrae em Feira de Santana formou três turmas do Seminário Empretec em um mesmo ano. Antes, o curso foi realizado nos meses de maio e agosto de 2017, formando ao todo cerca de 90 pessoas.

Durante os seis dias da experiência desafiadora, os 26 empresários foram estimulados, em atividades práticas, a potencializar a busca de oportunidades e iniciativa, desenvolver a persuasão, independência e autoconfiança, aprender a correr riscos calculados, entre outros ganhos, a partir de dez características empreendedoras.

Dono de uma distribuidora de som e acessórios há 14 anos, Igor Martins fez o Empretec em busca de melhoramento pessoal, e ficou satisfeito com a experiência. “Depois de muitos anos no mercado, às vezes a gente acaba relaxando e deixando de praticar alguns comportamentos. Foi muito bom para relembrar algumas coisas”, diz, acrescentando que vai colocar em prática as lições aprendidas no encontro.

No seminário, o participante tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado, desenvolvendo a autonomia para enfrentar obstáculos e agir de forma empreendedora em qualquer negócio.

Na fase de transição de funcionário para sócio de uma empresa de automação residencial e sonorização, Fernando Borges viu a necessidade de buscar um novo olhar para o mercado. Foi quando ele recebeu indicações para fazer o Seminário, experiência que diz ter valido a pena. “Na correria do dia a dia, acabamos não fazendo uma autoavaliação. O Empretec faz com que analisemos comportamentos, descobrindo nossos pontos fortes, e nos ajuda a tomar decisões”, pontua.

De acordo com a técnica do Sebrae em Feira de Santana, Eliana Martins, responsável pela coordenação do Seminário Empretec na unidade regional, todos saem com o espírito empreendedor fortalecido. “Tivemos mais uma turma comprometida e encerramos esse ciclo com chave de ouro”, comemora. “Uma turma jovem, uns que já empreendem e outros que querem abrir um negócio, todos em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos, para se inserir no mercado de forma mais segura”, completa.

Seminário

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Empretec é oferecido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, que já capacitou mais de 200 mil pessoas nos 27 estados por meio da metodologia. Criado há 25 anos, o treinamento já foi aplicado em mais de 30 países.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que, dos empresários que participaram, 96% sentiram que o seminário contribuiu no planejamento do negócio; 63% perceberam aumento no volume de vendas depois da capacitação; 67% tiveram aumento no lucro mensal da empresa e 64% aumentaram faturamento. No geral, 85% sentiram diferença na empregabilidade, 86% tiveram mais clareza na definição do novo negócio e 72% mudaram a visão sobre relacionamento e satisfação com o cliente. Como resultado, a nota média da qualidade do curso é 9,2.

Para participar da seleção que acontece em duas etapas (questionário e entrevista), procure um ponto de atendimento do Sebrae ou ligue 0800 570 0800.

Compartilhar